Não caiam no golpe da Prefeitura de São Paulo que o IPVA tem que ser pago de acordo com a tabela que eles divulgam.
A tabela divulgada pela Prefeitura é apenas para que o órgão possa fazer uma arrecadação tudo de uma única vez.
Imagine, nos meses de Janeiro e Fevereiro de cada ano são os mais complicados já que temos que bancar várias outras coisas, tem escola, tem IPTU e vários outros custos que nem preciso comentar aqui.
Veja, a melhor forma de pagar o seu IPVA:
Primeira coisa, procure a tabela oficial do DETRAN onde lá informa qual o limite de pagamento do IPVA do seu veículo. A partir daí, faça uma divisão do valor total a recolher e divida pela quantidade de meses que faltam para o pagamento final.
Daí você terá um valor que deverá guardar todos os meses até a data final do pagamento. Esta é a melhor forma de pagamento do seu IPVA. Veja um exemplo:
Placa final 0
Prazo final: Novembro
Valor de exemplo: R$ 1.500,00
De Janeiro à Novembro = 11 meses
1.500,00 : 11 = 136,37
Neste exemplo, você vai precisar guardar todo mês o valor de 136,37.
Não vai pesar no bolso e você estará pagando dentro do limite que a Lei estabelece. Mas precisa guardar, não adiantar fazer isso por 2 meses e depois não fazer mais. Utilize uma conta poupança, isso funciona super bem, ou um titulo de capitalização de curta duração.
Pense bem se vale a pena. O desconto já sabemos que é uma fraude. Neste ano de 2022 por exemplo, teve um aumento em torno de 32% nas taxas e o desconto oferecido não cobre nem a metade desse aumento.
Então, será que vale a pena mesmo?
Lembrando que nossas ruas e avenidas já não tem mais onde remendar, o péssimo asfalto, muito buraco e os que são tapados são muito mal feitos...
#ficaadica
#ipva2022